
Se os seus direitos estão sendo violados ou estão sob ameaça de violação, mas não é possível resolver o problema de maneira direta, buscar a Justiça pode ser a única solução. E, quando a situação chega à Justiça, na grande maioria dos casos você vai precisar de um profissional do Direito para representá-lo no processo. No caso de um processo trabalhista, esse profissional é o advogado trabalhista.
Para quem nunca contratou um advogado antes, é fundamental entender o papel desse profissional e saber o que ele pode realmente fazer pela defesa dos seus direitos. Neste artigo, você vai aprender tudo sobre o advogado trabalhista e descobrir se você precisa mesmo de um!
Importância de contratar um advogado trabalhista
No item anterior, você viu a diferença que existe entre um advogado generalista e um especialista. Essa comparação deve ter deixado bem clara a importância de contratar um advogado trabalhista, especializado na área do Direito Trabalhista, para atuar em casos envolvendo a relação de trabalho.
O advogado trabalhista conhece a legislação aplicável e está à par das mudanças nas normas. Esse é um ponto fundamental, especialmente considerando que as leis trabalhistas brasileiras passaram por uma grande reforma em 2017.
O advogado trabalhista também tem ampla experiência com processos trabalhistas, tanto devido a sua atuação direta quanto devido ao contato com colegas da mesma área. Por isso, ele entende de que maneira os Tribunais – TRTs, TST e STF – costumam decidir vários tipos de casos.
Graças a esse entendimento, ele pode aconselhar seus clientes sobre as chances de sucesso. Ou seja, ele pode poupar investimentos de tempo e dinheiro que apresentam baixa probabilidade de trazer uma decisão favorável, oferecendo soluções alternativas.
E é claro que, graças à sua experiência atuando sempre em processos dessa área, o advogado trabalhista sabe o que funciona melhor para obter um resultado favorável. Ele entende as linhas de argumentação jurídica que são mais aceitas e as formas de provas mais eficazes para o convencimento do juiz.